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Construindo Fortes Relacionamentos

16/10/2017 16:27:47

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Construindo Fortes Relacionamentos

A maioria dos profissionais bem-sucedidos sabe, intuitivamente, como é importante o papel que as outras pessoas representam em suas vidas.

Não seria exagero dizer que elas são os nossos recursos mais valiosos. Como os relacionamentos são tão fundamentais e quase todos os profissionais de sucesso, em qualquer área, constroem relacionamentos fortes e duradouros, é importante saber como eles conseguem isso.

Há pesquisas que  demostram  que  83%  de todas as vendas baseiam-se no fato do cliente gostar do vendedor. Estudos mostram que as pessoas tendem a permanecer nos empregos onde sentem que gostam delas e as apreciam, do que em empregos onde ganham mais.

Pessoas de sucesso famosas, como Lee Iacocca e Mary Kay Ash conhecem a importância dos relacionamentos.

Iacocca é muitas vezes descrito como uma pessoa aberta e acessível. Ele realizava contatos pessoais, as pessoas gostam dele e 84 % confiavam nele, ou seja sentiam-se bem ao seu lado.

O enorme sucesso de Mary Kay Ash é atribuído à sua preocupação básica com as  pessoas.

Pergunte-lhe sobre gerenciamento e você vai ouvi-la falar de pessoas. Ela diz:

"Trate os outros como gosta de ser tratado dentro e fora do trabalho. Ouça com atenção as preocupações das pessoas e mostre como as valoriza."

A pesquisa da PNL mostra que inúmeros grandes realizadores desenvolvem muito rápido esta capacidade de gostar das pessoas e apreciá-las.

Naturalmente, eles fazem quem está ao seu redor se sentir à vontade e demonstram preocupação com os valores dos outros.

Quem é medianamente bem-sucedido ou fracassado, não possui esta habilidade.

Muitas técnicas de treinamento de vendas e comunicação gerencial reconhecem a importância do rapport, da comunicação e do interesse genuíno com as pessoas com as quais  se relacionam .

Pessoas de sucesso têm habilidade para desenvolver relacionamentos duradouros.

Como profissional de negócios vale a pena perguntar:

"Em que negócio estou?" Alguns pessoas acham que se vendem coisas, o negócio delas é vendas. Não é.!!!

O negócio delas é a construção de relacionamentos porque é assim que se vendem as coisas.

Quem está na área de gerência também está construindo relacionamentos, porque é assim que se consegue  que as coisas sejam feitas.

As empresas mais bem-sucedidas (assim como os indivíduos dentro delas) sabem como é importante fazer essa distinção. McDonald's vende hambúrgueres.

Mas, seu negócio é desenvolver relacionamentos mostrando o valor de seus produtos e o valor de lazer que há em comer nas suas lanchonetes.

A IBM vende computadores, mas o seu domínio do mercado há décadas se deve à qualidade dos seus serviços de relacionamento com os clientes.

Em administração de empresas, muitos livros úteis e populares focalizam o relacionamento com o cliente.
Nos livros e cursos  de PNL também.

Como este novo enfoque é responsável pelo sucesso nas empresas, os indivíduos bem-sucedidos aprenderam o valor dos relacionamentos em tudo que fazem.

Fonte: Livro   PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso - Organizado por Steve Andreas e Charles Faulkner - Equipe de Treinamento da NLP Comprehensive